Coleções Itaú


A Coleção Itaú Criança



Processo de seleção dos livros


Em 2015, o processo de seleção contou novamente com profissionais renomados e ocorreu em 3 etapas: uma triagem inicial feita pela equipe do programa Itaú Criança com o apoio da consultoria A Cor da Letra e análise de mais duas comissões de especialistas em literatura infantil.

Foram considerados critérios como:

- Foco na faixa etária de 0 a 5 anos.

- Livros que despertam o interesse das crianças e também dos adultos que leem para e com elas.

- Títulos, autores e editoras diferentes das edições anteriores do Itaú Criança;

- Livros que apresentam temas universais, considerando a diversidade e características regionais e culturais do Brasil.

- Pelo menos um livro de autor nacional.

Conheça os profissionais que colaboraram com a escolha da Coleção deste ano:


  • Bia Gouveia

Formadora do Instituto Avisa Lá e consultora da Rede Além das Letras, iniciativa do Instituto, da Fundação Avina e do Instituto Razão Social, com apoio do Unicef, Unesco, Undime, Ashoka e MBC. Já destacou e premiou as 20 melhores práticas alfabetizadoras de diversos municípios do país, e agora estimula uma Rede Virtual de Formadores que produz e dissemina conhecimento sobre formação continuada em relação à alfabetização, utilizando a tecnologia da IBM por meio da iniciativa Reinventando a Educação


  • Cláudia Santa Rosa 
Professora do curso de Pedagogia da Universidade Potiguar (UnP), desde 1990 integra os quadros da Secretaria da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte e desde 2006 coordena o projeto Casa de Saberes da Escola Estadual Hegésippo Reis. Pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação, uma organização não governamental, coordena pesquisas e projetos na área de formação de profissionais da educação implantados junto a escolas públicas.


  • Elisa Machado
Professora adjunta II do Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos (DEPB), do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Ministério da Cultura (MinC). Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Administração de Bibliotecas, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas públicas, bibliotecas comunitárias, políticas públicas para bibliotecas e na área de catalogação.


  • Fabíola Farias
Mestre e doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, membro do Movimento por um Brasil literário e coordenadora da rede de bibliotecas e projetos para a promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.


  • Graciela Maria Reyna Quijano
Professora Convidada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu - PR (2009-2012), com atuação na Pró-Reitoria de Extensão. Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com ênfase em Espanhol, atuando principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, formação de professores, educação popular e do campo, leitura / discurso e literatura infanto- juvenil.


  • Peter O’ Sagae
Doutor em Letras (USP), roteirista de antigos programas de rádio e histórias para crianças, ex-professor de literatura infantil, leitura e produção de textos, metodologia do ensino, semiótica do texto, semântica e estilística, roteiro e adaptação literária para audiovisuais, etc. resenhista, leitor crítico, consultor editorial e jurado em edições do Prêmio Brasília, Barco a Vapor, Jabuti e seleção de livros infantis da Revista Crescer.


  • Renata Junqueira
Professora visitante da Universidade do Minho e professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores.


  • Sandra Medrano 
Coordenadora pedagógica na OSCIP Comunidade Educativa - CEDAC em projetos de formação de professores de educação infantil e ensino fundamental I na área de ensino e aprendizagem da língua. É membro da equipe editorial da Revista Emília (revista digital sobre leitura e livros para crianças e jovens). Foi professora em diversos níveis, incluindo pós-graduação em alfabetização. Atuou no Ministério da Educação nos programas de formação de professores e na produção de desenhos curriculares na área de língua portuguesa. Atualmente participa do máster em “Livros e literatura infantil e juvenil” da Universidade Autônoma de Barcelona.


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